Set 3, 2012

As pequenas sementes

Hoje tive uma epi­fa­nia, uma súbita real­iza­ção de um quadro com­pleto que me escapou durante algum tempo, enquanto fazia jar­di­nagem — algo que recomendo a quem tiver o mín­imo de tempo disponível e queira med­i­tar sobre prob­le­mas intrin­se­ca­mente bolachudos.

Cuidando de um pedaço de terra à volta de uma laran­jeira, que gan­hou subita­mente um gigan­tesco tufo de ervas dan­in­has, ao arran­car reparei na enorme quan­ti­dade de peque­nas sementes que esta deitava para a terra.

Ora bolas!” pen­sei cá para o meu bigode, “assim é impos­sível que estas ervas dan­in­has desa­pareçam! São às car­radas de sementes!”

Semear as oportunidades

Ao pen­sar nisto, remeti esta analo­gia para um cliente meu que já me dedi­cou 2 pro­jec­tos e vai-me adju­dicar um ter­ceiro pro­jecto. Super con­tentes com o meu desem­penho, é solo que dá fru­tos. Esta analo­gia do cliente ser o meu solo e as min­has vis­i­tas sem­anais e con­stantes con­tac­tos apre­ci­a­dos pelo próprio,as min­has sementes. Estas fazem sur­gir a miríade de peque­nas difi­cul­dades que eles enfrentam no dia a dia com a gestão infor­mática ou com as apli­cações, o que me motiva a ofer­e­cer peque­nas sug­estões que lhes facilita imenso o seu tra­balho — e a mim pouco tempo me rouba.

São estas peque­nas sementes, estas vis­i­tas e estas facil­i­dades de vida e de tra­balho que pro­por­ciono, que fez sur­gir este vol­ume de tra­balho que me per­mite con­tin­uar feliz e con­tente como freelancer.

Um pro­jecto a par­tir de uma semente.

Um grande prob­lema e difi­cul­dade para o cliente pode ser algo de incrível facil­i­dade de res­olução para nós, e se essas facil­i­dades forem fac­ul­dades e, às vezes ofer­e­ci­das são alta­mente val­orizadas pelos clientes. Pela con­fi­ança prestada, somos rec­om­pen­sa­dos mil vezes mais.

Já exper­i­men­ta­ram uma pequena visita, sem estar agen­dado, sem estar pro­gra­mado e sem serem rec­om­pen­sa­dos — um sim­ples “Estava na zona e vim fazer uma visita!” ?

Um abraço e tudo de bom,

0 comments
Sort: Newest | Oldest