Alguém uma vez disse: “Não se pode voltar atrás e começar de novo, mas podemos criar um novo final para isto”. Exis­tem hábitos, esta­dos de espírito e maneiras de ser que vamos gan­hando con­forme vamos vivendo que nos garan­tem, psi­co­logi­ca­mente, a nossa sobrevivência.

Um deles, desde muito novos é não colo­car os dedos nas tomadas. É lógico que evi­tar esse com­por­ta­mento garante-nos a sobre­vivên­cia. No entanto, como Free­lancers, temos muitas vezes que arriscar, que nos desafiar a nós mes­mos, temos de nos colo­car no fio da navalha para poder­mos ser mais bem sucedidos.

E exis­tem várias coisas que temos de parar de fazer para sair da mediocridade.

Uma delas é parar de ter medo de come­ter erros!

2. PARE DE TER MEDO DE COMETER ERROS

Sucesso através do falhanço

Pior que come­ter um erro é não fazer nada. O resul­tado de uma acção é uma lição que deve­mos extrair e guardar para futuro uso. Se tiver­mos medo de come­ter erros, ficamos par­al­isa­dos de medo e nunca saber­e­mos o resul­tado de uma lição. Os erros abrem-nos porta ao con­hec­i­mento. Todos os cam­in­hos de sucesso, deixaram ras­tos enormes de erros cometidos.

 

 

Henty Pet­roski

Thomas Edi­son, o inven­tor da lâm­pada eléc­trica, ten­tou 1,200 vezes antes de con­seguir inven­tar a lâm­pada eléc­trica. Pelo meio, come­teu imen­sos erros que lhe deram infor­mação de como atin­gir o seu objec­tivo. Ele não parou de come­ter erros — algu­mas das suas citações são:

  • Muitos dos fal­hanços da vida são pes­soas que não se aperce­beram quão perto estavam do sucesso quando desi­s­ti­ram!
  • “Resul­ta­dos, homem! Tenho obtido imen­sos resul­ta­dos. Sei agora de vários mil­hares de coisas que NÃO funcionam.”
  • “Eu faço mais erros do que qual­quer outro. Eu sei que, mais tarde ou mais cedo, vou paten­tear a maio­ria deles.”
Um video que tem sido viral sobre os aspec­tos dos erros e o sucesso é o anún­cio da NIKE em que Michael Jor­dan, super-estrela do Bas­quete­bol amer­i­cano nos anos 90, entra em que ele fala sobre a quan­ti­dade de erros que já come­teu e que é por isso que teve sucesso.

 

Henry Pet­roski é um engen­heiro amer­i­cano que se dedi­cou ao estudo do fal­hanço. Ele tem um livro, Suc­cess through fail­ure: the para­dox of design que come­cei a ler na FNAC e entre­tanto não cheguei a comprá-lo. Mais tarde, um amigo meu emprestou-mo e acabei depois por o com­prar na Ama­zon. O livro é bril­hante, e emb­ora a lin­guagem uti­lizada é um pouco difer­ente, a pesquisa e as histórias relatadas são real­mente o ouro a extrair e acaba por nos levar a devo­rar as pági­nas do livro.

Um abraço e tudo de bom,

Nota: Todos os links são prove­nientes da Ama­zon e SE com­prar pelo link, eu vou gan­har uma comis­são de afil­i­ado. Não é necessário que adquiram pelo link, mas leiam os livros que valem a pena. No caso de adquirirem pelo link, o meu mais sin­cero obri­gado :) .

1 comments
CarlosDosSantos
CarlosDosSantos

Ola, Ricardo! Gostei muito do seu site e das coisas que posta aqui. Mas especialmente gostei do template dele. Foi voce mesmo que o construiu ou e de algum lugar onde se possa copia-lo. EStou pensando em desenvolver um site para mim e achei interssante esse template. Obrigado!