Análise do Redesign do Blog

Tabela de Conteúdos

  1. Redesign do Blog — Neces­si­dade e Visão
  2. Redesign do Blog — Funcionalidades

Quando decidi fazer uma alter­ação ao visual do blog, tomei uma série de pon­tos como refer­ên­cia. Que­ria não só dar um toque mais pes­soal ao design, tornando-o um pouco mais aprox­i­mado do tema e de mim, e que­ria criar algo visual­mente apel­a­tivo, com uma série de fac­tores que insti­gassem a acção.

Assim, e para perce­berem o meu raciocínio, escrevi uma série de arti­gos numa série e deixo uma análise de todo o processo, desde a análise de neces­si­dades, fun­cional­i­dades e de imple­men­tação, bem como o motivo por detrás de algu­mas opções, o que ficou imple­men­tado e o que cor­reu mal. Por último, defino o que podemos esperar num futuro próximo.

Nesta segunda parte, vou procu­rar explicar as fun­cional­i­dades necessárias que pro­curei dar a este blog, o que fun­cio­nou e o que ainda pre­cisa de algum tra­balho no blog para cumprir aquilo que deli­neei no início.

As fun­cional­i­dades necessárias

Quando ide­al­izei o redesign pen­sei em várias fun­cional­i­dades que estariam na ordem do dia:

Par­tilha nas redes sociais

Por não se encon­trar par­til­hado nas redes soci­ais, não me posso queixar muito da audiên­cia. Emb­ora um número ainda dimin­uto de visu­al­iza­ções, estas são fun­da­men­tal­mente provin­das dos motores de busca, na pesquisa de infor­mação fis­cal sobre a activi­dade de freelancer.

Com a neces­si­dade de aumen­tar a vis­i­bil­i­dade do assunto, uma das fun­cional­i­dades essen­ci­ais é criar pos­si­bil­i­dades de par­til­har esta infor­mação com alguma facil­i­dade nas redes soci­ais, não só dos arti­gos como tam­bém do próprio blog.

Visu­al­iza­ção do número de comentários             

No antigo tema, achei que os comen­tários estavam demasi­ado escon­di­dos e notei que, na maio­ria dos blogs de sucesso, estes encontram-se bem visíveis no topo. Esta seria tam­bém uma das alter­ações que iria fazer no meu redesign.

Emb­ora o total de comen­tários se encon­tre agora no topo, sinto que é de difí­cil leitura, ape­sar da ideia esteti­ca­mente não foi má. No entanto, a fun­cional­i­dade de longe dev­erá ultra­pas­sar a estética e, por tal, este vai ser um ponto que irei mel­ho­rar no futuro.

Sis­tema de comen­tários mais funcional

No sis­tema antigo não exis­tia um sis­tema de comen­tários fun­cional, onde os comen­tários apare­ciam mis­tu­ra­dos e não havia grandes pos­si­bil­i­dades de seguir os comen­tários por email, bem como apre­sen­tar os avatares de quem comenta sem estarem reg­is­ta­dos no site.

Ape­sar dos dois últi­mos terem sido exe­cu­ta­dos, os comen­tários con­tin­uam a apare­cer mis­tu­radas pelo que dev­erei tocar neste ponto no futuro.

 Lista de tags e lista de cat­e­go­rias apre­sen­tadas de forma diferenciada

Con­sidero que ambas as cat­e­go­rias como as tags rep­re­sen­tam duas fun­cional­i­dades bem dis­tin­tas, pelo que não que­ria apre­sen­tar as duas lis­tas da mesma maneira.

 Rodapé per­son­al­izado em todos os artigos

Que­ria apre­sen­tar um rodapé per­son­al­izado em todos os arti­gos, com a par­tilha para as redes soci­ais e tam­bém uma assi­natura estilizada destes arti­gos que são os meus no blog.

Tem­plate que tor­nasse a for­matação do artigo mais facilitada

Que­ria não perder tanto tempo com a for­matação do artigo, bem como na definição das fotografias e na posição dos ele­men­tos, ao género de um tem­plate pré-arranjado, onde só teria de me pre­ocu­par fun­da­men­tal­mente com o conteúdo.

Visual mais apelativo

A base do redesign tem a ver com a neces­si­dade que eu sinto de apre­sen­tar um blog mais atrac­tivo e com um visual mais apelativo.

Fun­cional­i­dades

Estatís­ti­cas com mais detalhe

As estatís­ti­cas base do word­press aju­dam muito pouco. A imple­men­tação de um sis­tema de estatís­ti­cas que per­mi­tisse anal­isar de onde o uti­lizador veio e por onde ele nave­gou no site daria uma visão do que atraiu o uti­lizador ao blog e pos­te­ri­or­mente o que o incen­tivou a ficar no mesmo. Neste momento ainda não tenho uma solução tão com­pleta, mas já con­sigo saber de onde vem e para onde foi assim que saiu do meu site – se cli­cou num dos meus link.

Orga­ni­za­ção de séries de artigos

Algo que con­sidero fun­da­men­tal é não maçar o leitor com arti­gos gigantes (como este por exem­plo!). É, nesse sen­tido, que procuro incor­po­rar ima­gens para desanu­viar um pouco. No entanto, é com­pli­cado falar de um tema com­plexo (como este por exem­plo!) ou cheio de detal­hes sem criar um artigo muito extenso. Parti-lo aos boca­dos e criar uma série é uma maneira de ter vários arti­gos sobre o mesmo tema, interli­ga­dos, que per­mitem dar um panorama mais definido sobre o assunto.

Nível de segu­rança aumentado

Tive várias ten­ta­ti­vas de hack­ing no meu blog o que é bas­tante chato e leva à paranóia. Tinha de criar um ambi­ente seguro à volta dos aces­sos inde­v­i­dos no site. Com a ten­ta­tiva de criar o ambi­ente mais seguro pos­sível, tranquei-me com­ple­ta­mente de entrar no blog, mesmo como admin­istrador. Tive de andar de volta de scripts e base de dados para reverter e optei ape­nas por colo­car 2 plu­g­ins de segurança.

Pági­nas estáti­cas Sobre Mim e Cal­cu­ladora de projectos

As pági­nas estáti­cas sobre mim e a cal­cu­ladora de pro­jec­tos pre­cisavam de um uplift. Acabei por ape­nas mel­ho­rar o sobre mim, pelo que para a cal­cu­ladora de pro­jec­tos tenho algo mais ambi­cioso em mente.

Facil­i­tar a intro­dução de vídeos e out­ros ele­men­tos através do edi­tor WYSIWYG

Exis­tem vários plu­g­ins que per­mitem a intro­dução de vídeo facil­mente inte­gráveis com o edi­tor do word­press, sem ter de andar de volta do html do código de embed dos vários tipos de vídeo que exis­tem. Ape­sar de não ter ainda muitos, estou a preparar a plataforma para não ter prob­le­mas no futuro.

Canivete Suiço — Só falta o café!

Página cus­tomizada de 404 Não Encontrada

Mel­ho­ria da página de 404 quando um link que não existe no blog é ace­dido, per­mitindo redi­rec­cionar o uti­lizador para out­ras pági­nas de interesse.

Espaços de colo­cação de anúncios

Tenho andado a adiar a ten­ta­tiva de mon­e­ti­za­ção do site dev­ido a um prob­lema fre­quente dos blog­gers – há uma tendên­cia para pen­sar que o blog­ger no fundo quer é gan­har din­heiro. Claro que seria inter­es­sante se pudesse extrair algum rendi­mento do blog, mas não é a prin­ci­pal razão para o ter cri­ado – caso con­trário, não teria esper­ado 3 anos para o fazer, certo ?

No entanto, acho que algu­mas das fer­ra­men­tas e serviços que uso já há alguns anos são poten­cial­mente bené­fi­cos para out­ros free­lancers. Assim, que­ria anal­isar espaços de colo­cação de anún­cios afil­i­a­dos, ou seja, pro­du­tos e serviços que eu sub­screvo, e não aque­les blo­cos de pub­li­ci­dade que surge tudo e mais um par de botas. Já usei isso, e vi isso, e não me sen­tia nada bem :p.

Follow-up aos artigos

A minha análise ao meu blog a nível de audiên­cia é que as pes­soas querem saber infor­mações mas depois não ficam no blog. Nada, ou quase nada, as chama para irem ver out­ras infor­mações que tam­bém podem ser de grande valor.

Nesse sen­tido que­ria uma fun­cional­i­dade que fizesse uma lista dos arti­gos rela­ciona­dos com o actual que a pes­soa está a ler.

Marca e Iden­ti­dade do Blog

Algo que fal­tava no design antigo era uma marca e uma iden­ti­dade. Sou fã de mar­cas, no sen­tido de criar uma marca e exi­s­tir iden­ti­fi­cação com ela.

Uma marca é sem­pre asso­ci­ada a um con­ceito, a uma ideia ou a um ideal, seja ele con­creto e físico, seja abstracto ou social.

Impressão dos artigos

Nem tudo cor­reu bem, mas o objec­tivo é evoluir e, como em tudo, evolução implica ten­ta­tiva de mel­ho­ria con­tínua ;) . No próx­imo artigo da série, falarei sobre os aspec­tos téc­ni­cos, o tema e os plu­g­ins uti­liza­dos no redesign.

Um abraço e tudo de bom,

 

0 comments