Ainda aqui há alguns dias escrevi um post sobre duas apli­cações online, uma delas a Pro­ducteev, onde comen­tava grat­i­fi­cado como era uma exce­lente apli­cação de produtividade.

Fiquei um pouco desan­i­mado depois de tra­bal­har mais um pouco com ela dev­ido a uma fun­cional­i­dade (ou falha dela) que impli­cava a cri­ação de sub-tarefas, mas com mui pobre imple­men­tação. Desastre!

Mas eis que chega o ToDo.ly, a minha mais recente coqueluche, e só falta tirar cafés!

Sim­ples, fácil de perce­ber e usar e ultra-eficiente!

Aqui estão algu­mas das características:

Hier­ar­quias

Hier­ar­quias são essen­ci­ais, ponto! E com níveis sufi­cientes! No ToDo.ly, é definido como Pro­jec­tos. É indifer­ente. Elas exis­tem e são muito necessárias. Podem ir, pelo menos, até 3 níveis, que eu já testei. Não pre­ciso de mais no momento.

Facil­i­dade de Utilização

Tudo é fácil no ToDo.ly. Com sim­ples drag-and-drop con­sigo deter­mi­nar com facil­i­dade onde quero colo­car aquele pro­jecto ou tarefa.

Defino, na mesma página,  a cri­ação das hier­ar­quias primárias, secundárias, ter­ciárias, o que se pre­tende. Todo o esqueleto de todos os pro­jec­tos. Só depois vamos às tare­fas singulares.

O impor­tante já lá está!

Tare­fas

Cada ele­mento na árvore é con­sid­er­ado um pro­jecto, mas a inter­pre­tação é livre. Eu gosto par­tic­u­lar­mente de detal­har ao ínfimo por­menor e depois em cada ele­mento da árvore, colo­car os pas­sos necessários para a com­pleição daquele galho (branch) em par­tic­u­lar. Se me esque­cer ou se encal­har em algum obstáculo, posso deter­mi­nar mais tare­fas para o sucesso daquele galho!

Notas

Algo extrema­mente impor­tante é a definição das notas na tarefa. Para mim não é definir o con­ceito das novas no nível mais alto: é definir as notas nas tare­fas, e expla­nar exac­ta­mente como estas podem ser exe­cu­tadas ou não. É aí que pre­ciso de instruções, rece­ber ou dar. Não é num nível mais alto.

Mais um exce­lente ponto à Todo.ly.

 Cal­en­dariza­ção

A cal­en­dariza­ção de muitos das apli­cações online é extrema­mente inefi­caz e tratada noutros menus e noutros paineis e é aberta uma nova janela ou modal win­dow para tal, yada yada yada. Aqui é super sim­ples. Clica, marca no cal­endário e passa pra baixo.

Fácil, sim­ples, eficaz.

Final­iza­ção  / Tarefa Completa

Algo que me irrita sobe­ja­mente é, quando as tare­fas estão con­cretizadas, desa­pare­cem. Desa­pare­cem! Todo o nosso esforço e puf, desa­pare­cem. Como é possível ?

Na ToDo.ly, pas­sam para baixo, para um tipo de cemi­te­ri­oz­inho, mas que dá um jeito enorme quando tiver­mos um ter­rível obstáculo e estar­mos à beira da desistên­cia, vamos olhar para o cemi­te­ri­oz­inho mesmo ali à mão de semear — tan­tas tare­fas que nós já mete­mos a 7 pal­mos abaixo de terra. É pra continuar!

É algo tão pequeno a nível de apli­cação, e tão poderoso a nível de motivação!

Par­tilha

Eu posso par­til­har tare­fas com out­ros. E quando par­til­ham comigo, não aparece do ar uma tarefa no meio de todas as out­ras. Não. Tem lá uma caix­inha de Inbox, onde surgem as tare­fas que nos apare­cem das par­til­has que nos enviaram — brilhante.

Today e Next

Após agen­da­dos, sabe­mos exac­ta­mente quan­tas tare­fas temos para hoje e para amanhã e sub­se­quente­mente à medida que os dias pas­sam. É necessário saber mais do que isto e sentir-mo-nos sobrecarregamos ?

Acho que não.

Para além disso, temos exac­ta­mente a con­tabi­liza­ção de tare­fas em cada pro­jecto para nos lem­brar o que ainda falta fazer.

Pre­ciso dizer mais ?

Cada apli­cação é adap­tada a cada metodolo­gia ou cada pes­soa. Cada um sabe con­forme acha que se gere mel­hor. Eu acred­ito que esta apli­cação está per­feita para as min­has medi­das — não pre­ciso de mais para me sobre­car­regar ou de menos para me queixar e acabar por largar por outra.

Como vêem estou de facto apaixon­ado por este pro­duto e boa parte do meu tempo livre no fim-de-semana foi ded­i­cado a preencher todos os meus pro­jec­tos e tare­fas que tinha espal­ha­dos em várias fontes.

Espero que a vós tam­bém vos dê tanta ajuda como me está a dar a mim. E espero que os devel­op­ers não a estraguem!

Um abraço e tudo de bom,

0 comments