O Drop­box, para quem não sabe, é uma espé­cie de disco rígido na net, onde podemos, através de uma apli­cação, aceder a uma pasta que sin­croniza na inter­net os dados que con­tém e que pode ser acedível através de qual­quer computador.

Isto aniquila qual­quer neces­si­dade que temos de andar de um lado para o outro com dri­ves usb e pens. Emb­ora seja real­mente fácil de uti­lizar, tem uma grande desvan­tagem — os dados não podem ter mais que 2 Gb e hoje em dia 2 Gb é escasso.

Assim fui à procura de alter­na­ti­vas e através de um artigo, encontrei-as.

Top 10 Alter­na­ti­vas ao Dropbox

1. Dmailer Backup

dmailer-backup

Dmailer tam­bém é uma solução de host­ing de ficheiros grátis. Podemos usar a apli­cação em Win­dows e Mac, e fazer backup até 2 Gb de dados. O inter­face copia por padrão os ficheiros do Desk­top e das pas­tas de Doc­u­men­tos, da Minha Música, das Min­has Images e dos Meus VídeosWe . Isto per­mite o restauro dos dados em caso de perda de infor­mação ou cor­rupção do sis­tema oper­a­tivo. Por isso, para além de ser um serviço de guarda de ficheiros na inter­net, o Dmailer é tam­bém uma boa solução de backup.

2. Sync­plic­ity

syncplicity

Sync­plic­ity é um serviço de gestão de ficheiros, com colab­o­ração entre várias pes­soas, com processo de backup e sin­croniza­ção automáti­cas, poderosa e sim­ples o sufi­ciente para ser uti­lizada para fins empre­sari­ais, mesmo que seja uti­lizada por um novato. Como ao Drop­box, ao Sync­plic­ity falta uma fun­cional­i­dade de acesso remoto. A par­tilha no Sync­plic­ity é um pouco mais segura, sem um link público sim­ples ou adi­v­in­hável, mas a gestão de memória do Sync­plic­ity torna-o mais pesado que o Dropbox.

3. Wuala

wuala

Wuala é uma alter­na­tiva segura ao Drop­box e amiga do Linux. Este serviço baseado na Suiça gaba-se de ter dezenas de mil­hares de uti­lizadores com mil­hões de ficheiros a ser acti­va­mente guarda­dos e ace­di­dos. Wuala tem clientes nativos em várias platafor­mas com pri­vaci­dade exten­dida e opções de par­tilha. Como no Drop­box, ini­cial­mente o espaço é de 2GB mas pode ser pos­sível gan­har mais espaço “com­er­cial­izando espaço não uti­lizado” ou con­vi­dando out­ros utilizadores.

4. Sparkle­Share

Sparkle­share é a solução para aque­les que não estão con­fortáveis com o Drop­box não ser open-source. Como o Drop­box, Sparkle­Share define uma pasta local que será auto­mati­ca­mente colo­cada em sin­croniza­ção, muito emb­ora não se encon­tre na rede. Invés disso, você e os seus ami­gos ou colab­o­radores definem lig­ações para os shares de cada um. Já que será você o seu próprio servi­dor, não há neces­si­dade de se pre­ocu­par com men­sal­i­dades. Ver­sões para Linux, Mac e Win­dows já se encon­tram disponíveis.

5. Live Mesh

livemesh

LiveMesh é con­sid­er­ada a mel­hor alter­na­tiva grátis ao Drop­box, da Microsoft. It pro­vides 5 GB of free online backup space, as com­pared with 2GB of Drop­box. It also keeps your data in sync online, as well as on mul­ti­ple com­put­ers. What’s more? Live Mesh even lets you con­nect to your com­puter remotely using any browser. Live Mesh works on Win­dows, Mac, and even your cell phone. The remote access fea­ture works on Win­dows only.

6. Sug­ar­Sync

sugarsync

Como o Drop­box, Sug­ar­Sync tam­bém ofer­ece 2GB de espaço livre. Sug­ar­Sync tam­bém faz back­ups dos seus dados online, e sin­croniza através de múlti­p­los com­puta­dores. Sug­ar­Sync suporta tanto Win­dows como Mac. Aparte disso, o Sug­ar­Sync suporta todos os gad­gets móveis, incluindo iPhone, Android, Black­berry, e Win­dows Mobile. Mais ainda ? Fornece ver­sion­a­mento de ficheiros!

7. LiveDrive

livedrive

LiveDrive é acla­mado mais como um serviço Live de backup online do que ape­nas mais um serviço de espaço online. LiveDrive ofer­ece duas opções: LiveDrive Backup e LiveDrive Brief­case (Pro). A edição Backup pode fazer backup de infini­tos apar­el­hos móveis e infini­tas quan­ti­dades de ficheiros. A edição Brief­case ou edição Pro para além de todas as fun­cional­i­dades da Backup per­mite par­tilha e sin­croniza­ção de dados para um número infinito de apar­el­hos lig­a­dos online.

8. Tonido

tonido

Uti­lizando o Tonido per­mite até mon­tar uma drive remota como uma drive local, em qual­quer lado: sobre a rede LAN local e sobre a Inter­net. Tonido não é só para par­tilha de ficheiros. O seu con­ceito é ser um hub dig­i­tal pes­soal que fornece um con­junto de apli­cações poderosas para emi­tir a sua música, descar­regar tor­rents, bus­car back­ups dis­tribuí­dos e cor­rer o seu blog pes­soal. Code­lathe fez uma lista das 10 razões pelas quais acha que o Tonido é mel­hor que o Dropbox.

9. Spi­derOak

spideroak

Spi­derOak é outra boa alter­na­tiva grátis ao Drop­box. Spi­derOak é quase igual ao Drop­box em ter­mos de fun­cional­i­dades forneci­das. Tam­bém fornece 2GB de espaço livre, pode sin­cronizar com vários com­puta­dores, e fornecer histórico de ver­sões de ficheiros. Aparte disso, Spi­derOak suporta várias platafor­mas, incluindo Win­dows, Mac, e Linux.

10. Box.com

box.com

Box.com é um serviço de guarda de ficheiros que torna sim­ples e fácil guardar com segu­rança con­teúdo par­til­hado como um link ou como uma pasta par­til­hada com qual­quer pes­soa den­tro e fora da sua empresa. Isto per­mite criar um ambi­ente de tra­balho online onde os ficheiros de pro­jec­tos podem ser par­til­ha­dos, comen­tários adi­ciona­dos, definir e atribuir tare­fas, ini­ciar dis­cussões e criar novo con­teúdo. Tem inclu­si­va­mente apli­cações ded­i­cadas para iPhone e iPad.

 

Para além de se ter alter­na­ti­vas ao Drop­box, pode até uti­lizar algu­mas delas em con­junto com o Drop­box para aumen­tar o seu espaço em disco na inter­net. O grande prob­lema é que acaba por insta­lar uma mon­tanha de aplica­tivos que estão con­stan­te­mente em sincronização.

Um abraço e tudo de bom,

0 comments