Eu sei! Eu sei que o fim de sem­ana é para des­cansar. Mas tam­bém sei que o embalo da sem­ana, parou na sexta-feira — se ontem tam­bém não se fez nada.

A razão deste artigo é que pode, com pou­cas e peque­nas dicas, não que­brar o seu hábito de pro­du­tivi­dade e até preparar um estalo de moti­vação e cria­tivi­dade para o iní­cio da sem­ana que está a chegar.

Assim, eu dou uma mão cheia de dicas que pode explo­rar para não perder a cabeça em stress, mas tam­bém não perder o hábito de ser produtivo.

1. Ao Acordar

Assim que acorda pode começar por fazer este pequeno exer­cí­cio. Coloque o seu leitor de mp3 favorito, uns ténis, uns calções e uma t-shirt e vamos dar uma volt­inha a cor­rer ou a andar (é indiferente!).

Car­regue o seu mp3 com músi­cas moti­vantes ou, mel­hor ainda, o seu pod­cast ou audio­book de moti­vação / pro­du­tivi­dade favorito!

As min­has recomen­dações vão para:
 

 2. De volta da corrida

Um pequeno almoço reforçado e, com as ideias a fervil­har, escreva numa folha de papel todas as ideias novas que têm, com os detal­hes necessários — novos objec­tivos, novos planos para imple­men­tar, novas fea­tures em pro­jec­tos próprios, novos serviços que pode fornecer, novos pro­du­tos que pode colo­car à dis­posição dos seus clientes, novas parce­rias que pode realizar, etc.

Não se pre­ocupe em pen­sar demasi­ado sobre as pos­síveis bar­reiras e obstácu­los — Escreva! Isto é um exer­cí­cio men­tal, para lib­er­tar toda a sua cria­tivi­dade. Guarde a folha, por enquanto e não pense agora mais nisso!

Vá relaxar!

3. A seguir ao Almoço

Des­canso é necessário — mas nunca perca o seu hábito produtivo!

Se tiver tempo, depois de almoço, ava­lie o seu pro­gresso. Olhe para os seus objec­tivos — que os deve definidos e deve olhar para eles quase todos os dias, os cur­tos, os médios e os de longo prazo — e ava­lie se está den­tro do seu objec­tivo, quanto pro­grediu na última sem­ana, onde se desviou e porquê, e tente escr­ever isso tudo. Vai-lhe ser útil como guia sobre o qual pode sem­pre reti­rar força nos maus momentos.

Guarde nova­mente tudo e vá relaxar — uma soneca ou um pas­seio com a sua cara-metade. Aproveite tam­bém o fim de sem­ana para socializar!

4. Antes do Jantar

Um pouco antes do jan­tar, veja o seu plano para a próx­ima sem­ana, as suas tare­fas dos seus objec­tivos. Se não tiver um plano, aproveite para o fazer agora.

Aproveite tam­bém, se o seu plano não tiver as tare­fas bem detal­hadas, opte agora por detal­har — ao detal­har as suas tare­fas, vai encon­trar bura­cos e obstácu­los que não tinha pen­sado antes e pode agora precaver-se sobre a mel­hor maneira de os evi­tar, ou de os enfrentar.

Tenha bem definido a con­clusão das suas tare­fas e dê a si mesmo a opor­tu­nidade de mel­ho­rar o seu desem­penho com recompensas:

  • Defina um con­junto de tare­fas base que terá de con­cluir mesmo até ao final de sem­ana — o mín­imo do seu esforço;
  • Defina um con­junto adi­cional de 2 tare­fas que se con­seguir realizar terá uma rec­om­pensa própria — dê a si mesmo um mimo!

Com o plano delin­eado, vá jan­tar confiante.

5. Um pouco antes de deitar

Equi­líbrio na vida

Assim que estiver para se deitar, volte a olhar para a sua folha de ideias que reg­is­tou da parte da manhã. De uma olhada nas ideias que reg­is­tou e ava­lie quais as ideias que poderá ajudá-lo nos seus objec­tivos e que não o faça desviar do que definiu nos seus objectivos.

Guarde os que irão ajudá-lo e registe-os na sua lista de tare­fas como to-do a definir nos próx­i­mos fins de sem­ana e risque-os da folha. Guarde a folha que con­têm os restantes e coloque-a na “gaveta”. Anos ou meses mais tarde, quando ler a folha, pode recap­turar os bons momen­tos ou até uti­lizar as ideias que teve noutros objec­tivos que entre­tanto foi-se aproximando.

 

Estas dicas são extrema­mente moti­vantes, não sendo necessário sequer realizar todas no mesmo dia. Basta uma ou duas para deixá-lo cheio de von­tade de ini­ciar uma nova semana.

Bom fim-de-semana!

Um abraço e tudo de bom,

Nota: Os links definidos nas min­has recomen­dações con­tém o meu id de afil­i­ado — se adquirir por eles, eu ganho uma comis­são. O valor é o mesmo, com­prando pelos links ou indo ao site da Ama­zon. Se com­prar através do meu id de afil­i­ado, o meu sin­cero obri­gado :)

0 comments