Se existe algo que me irrita solen­e­mente é aguardar por outra pes­soa. Aborrece-me, enerva-me e deixa-me desilu­dido — o con­ceito tem a ver com a gestão da expec­ta­tiva. A minha expec­ta­tiva é que a pes­soa tenha respeito por mim, pelo meu tempo que lhe dedico. Quando não acon­tece, e a minha expec­ta­tiva é gorada, fico irritado.

No entanto, ape­sar de tudo isto, acontece-me fre­quente­mente chegar atrasado, pelas mais vari­adas (e estúp­i­das!) razões. E se existe algo que é crasso e que eu aprendi bem cedo é: não chegar tarde a reuniões com o cliente!

Sabe qual é o tempo máx­imo que temos para criar uma boa impressão ?

Sete segun­dos. Sete ÍNFIMOS segun­dos. Se chegar­mos atrasa­dos 1 min­uto, lá se foi a boa impressão. Passou!

Eu diria 30 min­u­tos antes, estar no local ou bem próx­imo. Quais as razões prin­ci­pais para não chegar tarde ?

1 º Não é profissional;

2º Chegar tarde deixa a nossa cabeça pouco preparada para o evento ou reunião que vai decor­rer. Uma mente tran­quila encontra-se mais preparada;

3º Vai dar a impressão que não é orga­ni­zado e se não cumpre tem­pos para reuniões, como irá cumprir com o projecto;

4º Rev­ela a con­sid­er­ação que tem pelo tempo do seu cliente;

5º Vai sentir-se deve­dor e terá pouca margem negocial;

A última então é de morte.

Se vai ter uma reunião, pre­pare o seu cal­endário e o seu horário para chegar 30 min­u­tos antes. Se ver­i­ficar que não con­segue, tele­fone ante­ci­pada­mente 1 hora ou 30 min­u­tos antes.

Assim que chegar, reveja o resul­tado da reunião. Pro­cure anal­isar as pos­síveis dis­cussões. Prepare-se mentalmente.

Verá que trará mais frutos.

Comente, envie um abraço, cri­tique, pon­dere. É tudo bem vindo.

Um abraço e tudo de bom,

2 comments
Jonathan Fontes
Jonathan Fontes

Olá Ricardo, como amante do teu blog mando-te um abraço e os meus parabéns pelo o topico. Não me quero gabar, também tenho defeitos, mas é rara a vez que chego a tarde a uma reunião. Mas por acaso detesto quando alguém chega tarde... Fico mesmo irritado (mas isso é regra geral, é assim toda gente).

Ricardo
Ricardo

Viva Jonathan, Obrigado pelo elogio e pelo abraço. A pontualidade é um defeito do ego (meu defeito também que tenho sempre presente quando tenho um compromisso!) em acharmos, não só que conseguimos chegar a tempo com prazos extremamente limitados - que muitas vezes colocamos a nós próprios - , como em pensar que o meu tempo é mais valioso que o dos outros. Mas não é :). Algumas notas que escrevo não são só experiências passadas, mas recados a mim mesmo dos meus defeitos e propostas para melhoria he he :). Um abraço Ricardo Rocha