Hoje ini­cio uma nova  cat­e­go­ria: invenções portuguesas.

Portaro ConnectPor­taro Connect

Como temos de val­orizar o que é nosso, acho que tam­bém temos de o divul­gar. Assim abro esta rubrica com Por­taro Con­nect, uma porta inteligente e online, fruto da engen­hosi­dade de duas empre­sas portuguesas.

Segundo esta notí­cia no por­tal newticias.com, a porta inteligente do futuro é uma invenção portuguesa.

A Vicaima e a Cifial, estão a lançar um pro­duto ino­vador resul­tante de uma parce­ria estratég­ica esta­b­ele­cida entre as duas empre­sas por­tugue­sas. O Por­taro Con­nect é uma solução que inte­gra de forma abso­luta porta e aro corta-fogo, fechadura elec­trónica anti-pânico e pux­ador, cod­i­fi­cador, soft­ware de gestão, unidade de con­trolo e iden­ti­fi­cador de prox­im­i­dade RFID (cartões, pul­seiras, porta-chaves ou tags). O pro­jecto de desen­volvi­mento foi ini­ci­ado há menos de dois anos com a con­sti­tu­ição de uma equipa mul­ti­dis­ci­pli­nar que engloba téc­ni­cos de ambas as empre­sas com com­petên­cias em Electro­mecânica, elec­trotec­nia, elec­trónica, engen­haria de sis­temas e redes, engen­haria de proces­sos, total­izando um inves­ti­mento de 1 mil­hão de euros em Inves­ti­gação e Desenvolvimento.

A ideia deste pro­duto surge da iden­ti­fi­cação da neces­si­dade de sim­pli­ficar e poten­ciar os sis­temas de con­trolo de aces­sos do sec­tor hoteleiro, tendo evoluído para a aplic­a­bil­i­dade em qual­quer edifí­cio ou espaço com neces­si­dade de con­trolo de aces­sos cen­tral­izado: lares, hotéis, escritórios, hos­pi­tais, esta­b­elec­i­men­tos de ensino, empreendi­men­tos turís­ti­cos ou infantários.

O Por­taro Con­nect per­mite a lig­ação a uma rede Eth­er­net (TCP/IP), que torna o sis­tema on-line e pos­si­bilita uma mon­i­tor­iza­ção instan­tânea e com pos­si­bil­i­dade de con­trolo remoto — esta poten­cial­i­dade per­mite gerir o sis­tema em tempo real, por exem­plo através da recolha de even­tos, can­ce­la­mento de cartões e até aber­tura remota de por­tas em situ­ações de emergên­cia, sendo igual­mente pos­sível o fun­ciona­mento em modo off-line recor­rendo à memória interna e reló­gio incorporados.

O sis­tema é lig­ado à rede de 220V, e pos­sui ali­men­tação interna inin­ter­rupta (UPS – Unin­ter­rupted Power Sup­ply), que garante o fun­ciona­mento em caso de falha de ener­gia. Ao con­trário de out­ros sis­temas tradi­cionais, este pro­duto não neces­sita de sub­sti­tu­ição de bate­rias. O Por­taro Con­nect conta com um leitor de cartões de prox­im­i­dade (RFID – Radio-Frequency Iden­ti­fi­ca­tion) incor­po­rado no inte­rior da porta, que con­fere car­ac­terís­ti­cas úni­cas de segu­rança: pro­tege con­tra actos de van­dal­ismo de forma mais efi­caz, con­fere maior dura­bil­i­dade em com­para­ção, por exem­plo, com os sis­temas de iden­ti­fi­cação por cartões mag­néti­cos e, ben­e­fi­cia tam­bém todo o design do produto.

O Por­taro Con­nect inte­gra a mais avançada tec­nolo­gia. O soft­ware foi desen­volvido inter­na­mente com o objec­tivo de ser o mais sim­ples e invisível pos­sível, de forma a garan­tir uma fácil e efi­caz uti­liza­ção. A solução assume um carác­ter de sis­tema amigável para a domótica, que vai per­mi­tir uma evolução das suas poten­cial­i­dades para cam­pos ainda mais vas­tos. É único no mer­cado, afirma André Fon­seca, Busi­ness Man­ager do Por­taro Connect.

Como é total­mente adap­tado a cada situ­ação, 5% da fac­turação do turn over do negó­cio do Por­taro Con­nect vai con­tin­uar a ser apli­cado em I&D. Den­tro de 3 a 5 anos, é expec­tável que as ven­das atin­jam 10 a 15 mil­hões de euros. Além de Por­tu­gal, os mer­ca­dos alvo nesta primeira fase de lança­mento são Espanha, Esta­dos Unidos da América, França e Reino Unido – apoiado nas sub­sidiárias da Vicaima e Cifial.

A Vicaima/Cifial A.C.E. foi con­sti­tuída em Setem­bro de 2007. O pro­duto chama-se Por­taro Con­nect porque Por­taro é uma marca reg­is­tada da Vicaima e Con­nect por estar conec­tada e on-line com o soft­ware de gestão. A Vicaima desde sem­pre con­ce­beu por­tas que assumem papel activo na com­posição dos espaços, aliando estética, fun­cional­ismo e qual­i­dade que con­tribuem para a har­mo­nia dos edifí­cios e divisões. A Cifial, pro­duz pux­adores e fechaduras mecâni­cas e elec­tróni­cas que aliam tec­nolo­gias e sis­temas de con­trolo de acesso, com forte aposta na ino­vação, fun­cional­i­dade, ergono­mia e design.

Parabéns às respec­ti­vas empre­sas e espero que este pro­duto vingue no mer­cado internacional.

Links disponíveis:

www.vicaima.pt
www.cifial.pt
www.portaroconnecto.com

Um abraço e tudo de bom,

2 comments
Filipe
Filipe

Bom dia, realmente parece uma solução muito interessante. Porque embora me pareça que os hoteis passam a ter muito mais informação sobre nós-clientes, deve permitir aumentar a segurança de todos. E também acho interessante o facto de se inserir tecnologia em elementos actualmente amorfos. Parabéns.

Ricardo
Ricardo

Viva Filipe, É meu objectivo também mostrar aqui invenções das empresas e gentes portuguesas, bem como possíveis incentivos e programas a estas invenções. Acho que é um grande passo ser inventor e o estado devia abraçar as iniciativas privadas e proteger e apoiar estas pessoas. Obrigado pelo feedback.