Tempo!Na vida do free­lancer, vida pes­soal e vida profis­sional andam muitas vezes de mãos dadas. É com­pli­cado gerir tempo livre quando os clientes nos ligam con­stan­te­mente ou quando novos clientes fazem con­tac­tos de tra­balho e ao mesmo tempo recebe­mos chamadas pes­soais. Isto quando há tempo livre!

Não é com­pli­cado orga­ni­zar a vida tendo momen­tos de ambos bem definidos.  A ver­dade é que para se aproveitar bem a vida de free­lancer, há algu­mas regras que pre­cisamos de impôr e cumprir para ninguém sair prej­u­di­cado, prin­ci­pal­mente nós.

Aqui vai alguma sabedo­ria sub­jec­tiva sobre a matéria.

São só 7 as dicas mas cheias de “sumo”:

Aprenda a usar uma agenda

Tudo o que é medido e anal­isado mel­hora, tudo o que é des­gov­er­nado, empo­brece.” Sábias palavras do fun­dador da GoDaddy.com. Para ter mais tempo pre­cisa de saber pre­vi­a­mente quanto tempo tem. Assim, aprenda a usar uma agenda. Seja um Palm, um Iphone, ou até mesmo uma agenda de mão.  Pro­cure algo que leve sem­pre con­sigo, até mesmo pra casa de banho. Mais do que uma vez recebi con­tac­tos com­er­ci­ais, alguns exce­lentes, quando estava na casa de banho.

Não preen­cha o tempo todo da sua agenda

Não tenha medo de agen­dar para mais tarde se estiver cheio. Não suprima o seu tempo pes­soal para ori­en­tar negó­cios. Assim como evite usar o seu tempo profis­sional pra tratar de assun­tos pessoais.

É muito fácil agen­dar por cima do seu tempo pes­soal, espe­cial­mente sobre pro­jec­tos e clientes impor­tantes. Tente reagen­dar para datas mais favoráveis pra si. Somente se tal não for pos­sível é que faça uma excepção, mas pro­cure não ficar sobre­car­regado.  A pior parte de gerir uma agenda é quando a deix­amos de gerir. O nosso tempo fica com­ple­ta­mente descontrolado.

Defina tempo pes­soal e tempo de trabalho

Isto é tão impor­tante como ter uma agenda. Saiba quando pode efec­tuar cer­tas tare­fas, como ir ao giná­sio, fazer as com­pras da casa, efec­tuar diligên­cias administrativas.

Con­tac­tos com­er­ci­ais dev­erão ocu­par 1/4 do seu tempo profis­sional, caso o seu tra­balho seja desen­volver. A parte pro­du­tiva deve ser sem­pre pelo menos metade do seu dia de tra­balho e a outra quarta parte ded­i­cada a assun­tos administrativos.

Defina tem­pos de con­tacto com­er­cial, por exem­plo, entre as 10h e as 12h. Defina tem­pos de pro­dução ou acom­pan­hamento de pro­jec­tos, por exem­plo, das 14h às 18h.Defina quando se sente mais pro­du­tiva para cada tipo de tra­balho que faz. Defina tam­bém um tempo por sem­ana de quando avaliar o seu esforço deste mês. E tam­bém um tempo para des­cansar. Se definir esses tem­pos, é mais fácil gerir a sua vida e o seu tempo. Sabe sem­pre onde colo­car o assunto.

Mude de lugar, mude de consciência

Nem sem­pre a casa é o mel­hor lugar para efec­tuar tra­balho. Nem sem­pre uma praia ou esplanada é um lugar pouco pro­du­tivo. Aprenda a gerir o seu ambi­ente para que lhe seja mais favorável para a tarefa em mãos. Se tem de se encon­trar com um cliente num restau­rante, pro­cure um restau­rante perto com uma zona de wi-fi e sossegada, para que durante a tarde, possa desen­volver sem pres­sas e sem interrupções.

Se pre­tende efec­tuar diligên­cias nas Finanças, pro­cure uma bib­lioteca perto. É outro local onde é fácil não ser inter­rompido e não ter muito barulho. Se tem de se deslo­car, pro­cure uma zona com Wi-Fi livre e fique no jardim ou no carro. Acon­selho a trazer bate­rias suplentes, para col­matar as 4 horas de trabalho.

Evite perder tempo em con­tac­tos frequentes

É fácil ser inter­rompido con­stan­te­mente. Assim fale com os seus colab­o­radores out­sourcers, cole­gas free­lancers, ami­gos e familia, viz­in­hos, o gato, o cão e os clientes, del­i­cada­mente, que durante x a x horas está incon­tac­tável. Active o voice mail e deixe o telemóvel no silên­cio. Desligue o MSN ou o Gmail Talk, saia do email. É provável que no iní­cio toda a gente estranhe, mas  pref­ere con­tro­lar o seu tempo ou deixar que out­ros o controlem ?

Arranje espaço no seus com­pro­mis­sos para ser mais exi­gente consigo

É muito difí­cil, nesta profis­são, ter­mos alguém que puxe por nós. É algo que temos de ser nós próprios a fazer. Assim, se defin­i­mos um tempo para um pro­jecto, temos de arran­jar a moti­vação para o finalizar mais cedo.

Esta é uma analo­gia aos tem­pos de cri­ança quando quem final­izasse mais cedo a equação saía mais cedo. Certo é que todos ten­tavam sair mais cedo. Faça esse jogo con­sigo: se con­seguir finalizar mais cedo, não mar­que nada nes­sas horas. Esse é o seu lucro!

Ala­vanque o seu esforço com a ajuda de out­ros freelancers

A ala­vancagem é um dos seg­re­dos em qual­quer negó­cio cuja procura exceda a oferta. Se se encon­tra numa posição que a sua agenda está com­pleta pelos próx­i­mos 3 meses e está a pen­sar em recusar pro­jec­tos, con­sidere a con­tratação de out­ros freelancers.

Se bem que nessa altura entra noutro pata­mar que irá requerer de si out­ras capaci­dades, mas a prática dar-lhe-à as capaci­dades necessárias. Pos­te­ri­or­mente tam­bém colo­carei um post sobre esta nova experiência.

Lembre-se do que é mais impor­tante: se não gerir o seu tempo, os even­tos e as out­ras pes­soas irão geri-lo por si.

Bons pro­jec­tos!

Um abraço e tudo de bom,

0 comments