Wamp 5Se é web­de­signer e ainda não tem um servi­dor no seu com­puta­dor pes­soal ou portátil, esta pode ser uma exce­lente opor­tu­nidade de apren­der a insta­lar um servi­dor web e usufruir da capaci­dade de poder gerir as suas pági­nas, em desen­volvi­mento a par­tir da sua própria máquina, sem ter de neces­si­tar de uma lig­ação web para desen­volver os seus projectos.

Isto é par­tic­u­lar­mente útil quando desen­volve­mos tra­balho em áreas sem inter­net, como por exem­plo: a par­tir da esplanada de uma praia.

Cal­culo que já esteja em pul­gas para apren­der. Aqui vai:

Vamos con­sid­erar que tem o Win­dows, dado que pouco ou nada sei do Mac e se for um user de Linux provavel­mente saberá mais do que este artigo lhe irá ensinar.

Pode­ri­amos insta­lar o IIS, servi­dor Web do Win­dows mas eu apre­cio muito mais o Apache, que é Open-Source.  Dado que a pro­gra­mação onde me vou cen­trar é PHP, o Apache é o mais indicado.

O primeiro passo é irmos bus­car uma apli­cação con­junta que se denom­ina WAMP, termo que des­igna Windows-Apache-MySQL-PHP, onde o MySQL é um servi­dor de base de dados. O link onde o podem obter é aqui !

localhostA seguir basta exe­cu­tar o ficheiro e pro­ceder à insta­lação do mesmo! Assim que este acabar de exe­cu­tar, abram um browser e apon­tem para http://localhost e ver­i­fiquem que abre uma página por defeito do WAMP.

Sim­ples não ?!

Este artigo foi extrema­mente básico mas necessário para arti­gos téc­ni­cos futuros.

Bons pro­jec­tos!

Um abraço e tudo de bom,

0 comments