Aumentar visitas com networking!É inter­es­sante eu abor­dar este tema agora quando este blog tem cerca de 10 dias de idade, mas o que é certo é que já tive out­ras ten­ta­ti­vas de blog, emb­ora em nen­huma delas eu me sen­tisse tão à von­tade de falar como neste. Foi um passo arriscado.

Emb­ora sep­a­rando bem as águas, falar de free­lanc­ing quando se tem um full-time job pode ser algo moral­mente ques­tionável. A ver­dade é que, emb­ora goste muito de free­lanc­ing (pelo din­heiro extra que se recebe, pela exper­iên­cia que se ganha, pelo mérito e recon­hec­i­mento con­stante do cliente, pelo trato social) gosto muito do que faço no meu emprego e visto a camisola da empresa desde que entrei.

Mas isto tudo porquê ? Falar de free­lanc­ing até pode ser sim­ples, quando se tem histórias para con­tar e con­sel­hos para dar, mas não sig­nifica que se con­siga gerar muitas vis­i­tas. Mas há fac­tores muito impor­tantes a considerar.

Blogar para visitas ?Pes­soal­mente nunca fiz grande alar­ido em volta do meu blog, ou já pode­ria ter mais vis­i­tas. Para um blog de 10 dias rece­ber cerca de 30 vis­i­tas diárias e a aumen­tar, com um top de 77 vis­i­tas, acho par­tic­u­lar­mente moti­vante. Out­ros mais expe­ri­entes poderão ter out­ras opiniões e gostaria tam­bém de saber como o fazem.

Pes­soal­mente, tenho as min­has con­vicções sobre o que faz mexer um blog, e para tal par­tilho con­vosco para me man­darem os vos­sos comen­tários / críti­cas sobre elas:

Con­teúdo

Acho que con­teúdo é fun­da­men­tal. Se não hou­ver con­teúdo orig­i­nal ou com­pleto, não con­sigo con­ce­ber a pop­u­lar­i­dade do blog sem um esforço pro­mo­cional intenso. O con­teúdo é que vai reter o leitor. Muito emb­ora os títu­los chama­tivos, as ima­gens engraçadas e a infor­mação agre­gada atingem uma boa massa crítica, não acred­ito que vá reter o leitor ou vou dar-lhe von­tade de sub­scr­ever o blog. Par­til­har momen­tos da história pes­soal do blogu­ista / blog­ger / qual­quer coisa, e mostrar elações desses momen­tos é que, para mim, faz sen­tido numa per­spec­tiva de duração.

Para além do Conteúdo

Ima­gens atraentes, tipo e palavras de um título, palavras-chave no con­teúdo,  cliff-hangers e hooks no excerto que leva os leitores a cli­carem no mais, tudo isso é téc­nica de pub­lish­ing. É o que leva a mas­si­fi­cação da leitura e atrai novos leitores. Há já muitos tuto­ri­ais que expli­cam como escr­ever bem e basta uma sim­ples pesquisa para saber como. Mas há algo que deve saber de antemão: se deseja sat­is­fazer os seus leitores, leia o que escreveu e ava­lie se o sat­is­faz a si. Se não o sat­is­faz, pense em escr­ever sobre outra coisa.

Sobre si

Acho que se alguém dese­jasse ler alguma matéria de um espe­cial­ista, com­prava um livro. Algo tipo — Gerar mais vis­i­tas no seu blog para tótós. Acho que os leitores dese­jam identificar-se com alguém, que lhes explica mas tam­bém que dá um pouco de si, é humano e é social. Nesse sen­tido, em cada post, deve estar vin­cado a per­son­al­i­dade do blogger.

Aumento de Tráfego ?

Aumento de Visitas

Agora que já temos bom con­teúdo, o que fazer para gerar mais visitas ?

Cír­culo Interno

Ami­gos e família, cole­gas de tra­balho, etc são os que podem aju­dar a divul­gar e pro­mover o seu blog. Assim que abri o blog e intro­duzi meia dúzia de arti­gos, mostrei o blog a toda a gente e pedi pra divul­garem. Inclu­sivé arran­jei umas pro­postas inter­es­santes que serão arti­gos de refer­ên­cia no meu blog.

Out­ros Blogues

Aqui acho que foi uma boa aposta. Associar-mo-nos a um blog que já tem boas refer­ên­cias e muita massa crítica é um bom iní­cio para angariar vis­i­tas. Feliz­mente que já con­hecia o blog do Custó­dio, www.dinheirooportunidade.com, um blog que fala de como se pode gan­har din­heiro online de várias maneiras e que, como eu aprendi, tem uma escrita muito infor­mal e muito pes­soal, que agrada seguir (já agora aqui um Kudos ao Custó­dio que foi o impul­sion­ador pas­sivo deste blog). Assim que tive opor­tu­nidade, colo­quei um comen­tário com o meu url de blog e um tit­ulo de um artigo HowTo: Sabes quanto vales por hora ?. Assim que foi aprovado, tive um pico de vis­i­tas no meu blog.

SEO

A par­tir do momento em que colo­quei os plu­g­ins de SEO, pas­sei a rece­ber todos os dias um vol­ume pequen­ito de vis­i­tas, cerca de 10 a 12 que tem vindo a aumen­tar um pouco todos os dias.

Pro­moção Passiva

Algu­mas vis­i­tas vieram de partes ines­per­adas. Assim que colo­quei o meu blog no msn, gmail e hi5, detectei alguns links prove­nientes dessas ori­gens, o que indica que não podemos des­cu­rar qual­quer opor­tu­nidade de pro­moção. Tam­bém pode­ria colo­car links para digg, twit­ter e hub­pages entre out­ros. Será algo que cer­ta­mente irei fazer no futuro.

Pro­moção Activa

Adwords, Pub­li­ci­dade paga (o www.dinheirooportunidade.com vende espaços de pub­li­ci­dade e pela quan­ti­dade de leitores que tem, acho que vale­ria a pena), são algu­mas das opções. Pes­soal­mente nunca exper­i­mentei mas assim que tiver opor­tu­nidade, farei essa exper­iên­cia. Colo­quei essa infor­mação aqui, ape­sar de não a ter exper­i­men­tado, para dar a ideia do que é pos­sível fazer.

Satisfação!

Acho que mais impor­tante do que plan­ear o blog pelas vis­i­tas, é plan­ear para con­tinuidade e pelo inter­esse dos arti­gos. Gan­har leitores fiéis e socializar, fazendo ami­gos, para mim, é o mais importante.

Um abraço e tudo de bom,

2 comments
Gonçalo Marcos
Gonçalo Marcos

Obrigado pelas dicas Ricardo, principalmente na minha opinião será mesmo o conteúdo o factor de sucesso de um blog.. até que poderá funcionar como recomendação (word-of-mouth). Deixo aqui também o meu blog para se quiser visitar ou simplesmente recomendar :) http://www.osarcasmo.com

Ricardo
Ricardo

Olá Gonçalo, Obrigado e parabéns. Espero que o seu blog seja um sucesso. Um abraço Ricardo