Upgrading WordPress!Bem, como cal­cu­lam, ando mar­avil­hado aqui com o Word­Press, uma fer­ra­menta muito bem feita.

Entre apren­der as várias opções, há peque­nas questões que estou a imple­men­tar para aos poucos, este blog se torne mais “inteligente”.

Antes de colo­car novas fun­cional­i­dades, andei inter­es­sado no SEO (Search Engine Opti­miza­tion), para poder obter mais vis­i­tas vindo do Searchs Engines.

Então, na minha pesquisa, não encon­trei um mas vários. Acabei por escol­her estes:

All in One SEO

Este plu­gin é muito impor­tante, a meu ver e na minha per­spec­tiva, porque é o que per­mite fazer aque­les cabeçal­hos pesquisáveis em todas as pági­nas do nosso blog.

Google Inte­gra­tion Toolkit

Este plu­gin é que per­mite fazer a inte­gração com o Google Web­mas­ter Tools. É necessário ter a conta do Google e adquirir duas coisas: a chave que é ger­ada — tipo

<meta name="verify-v1" content="abcdefghijklmnopqrstuvwzyz123456789abcdefghi" />

onde a chave está a bold, e o ID do Google Ana­lyt­ics, que depois per­mite anal­isar uma série de infor­mação sobre o nosso blog.

Google Ana­lyt­ics

Este login per­mite enviar uma série de infor­mação estatís­tica para ser anal­isada à pos­te­ri­ori. Vai ser inter­es­sante para anal­isar rácios e fazer um estudo sobre como vai ser o futuro da minha inter­acção com o blog.

XML-Sitemap

Este plu­gin permite-me criar um sitemap em XML do meu blog, e depois posso incluí-lo na Google Web­mas­ter Tools, o que implica poder ter todas as min­has pági­nas index­adas no Google. É sem­pre bom :D .

Votos em Bloguês!

Para além disso pro­curei por out­ros tipos de plugins.

Neces­si­tava de um plu­gin para criar tabelas e poder apre­sen­tar os val­ores, como tenho no post HowTo: Quanto vales por Hora ? . Assim aproveitei o WP-Table Reloaded, que per­mite fazer a tabela à parte, com um bom visual de edição, e depois fazer um place­ment de um tag tipo [ table id=zpto ]. Muito engraçado e sim­ples de usar!

Depois neces­sitei de jun­tar vários arti­gos numa série e, após exper­i­men­tar alguns, fiquei-me pelo Orga­nize Series 2.0.8, emb­ora ache que ele pode­ria dar de avanço um x número de arti­gos, ao invés de só con­tabi­lizar os que lá estão pub­li­ca­dos. Dava ao menos a sen­sação que a série não tinha acabado.

Out­ros 2 que colo­quei estes últi­mos dias referem-se à usabil­i­dade do site. Um em espe­cial que neces­si­tava é o Easy Pop­u­lar Posts, que reflecte num bloco, os arti­gos mais pop­u­lares. No entanto, de easy não tem nada. Primeiro implica gerir o tema, ou seja, efec­tuar alter­ações ao tema. Depois não coloca um título pelo que é necessário tam­bém mexer em programação.

O último plu­gin que colo­quei à data deste artigo é o Dave’s Word­Press Live Search, que se encon­tra div­inal em questão de fun­cionabil­i­dade. Como não gostei do aspecto final, tive de alterar a imagem para colo­car o fundo escuro e, nos resul­ta­dos, adop­tar as cores do tema, alterando o css do plu­gin e alterando a pro­gra­mação para reti­rar quem colo­cou. Sou sem­pre eu, não vale a pena estar a encher de dados inúteis. Ficou bem bonito.

Os próx­i­mos plu­g­ins que irei colo­car serão: 1 de ques­tionário, porque gostava de saber que tipo de arti­gos mais gostavam de ler aqui,  e o outro de colo­cação de anún­cios de pub­li­ci­dade. O último não tenho gostado de nada, pelo que estou a plan­ear optar o código de alguns e fazer uma mescla. Ainda vou pen­sar nisso.

Até lá, o resto de um bom fim de semana!

Um abraço e tudo de bom,

2 comments
Ricardo
Ricardo

Olá Pedro T, Antes de mais obrigado pela visita e pelos parabéns :D. Pessoalmente não conhecia o Platinum SEO pack mas pelos vistos tem customizações ao nivel das páginas. Sendo eu próprio ainda muito novo em tudo isto de Blogs e SEOs e etc, vai-me ainda levar algum tempo para assimilar as diferentes características e suas particularidades quando interagem com o spider dos Search Engines, mas ao que me parece, para um nível inicial ambos fazem exactamente a mesma coisa. Só com algum conhecimento extra poder-se-à tirar partido das funcionalidades extra do Platinum SEO. De qualquer maneira, eu estou bastante curioso e empenhado em deslindar os ínfimos pormenores desta actividade e em breve devo trazer mais informações. Cumprimentos Ricardo

Pedro T
Pedro T

Olá, gostavaa só de esclarecer uma dúvida: eu já usei o All in one SEO, e agora utilizo o Platinun SEO, qual dos 2 é melhor? ou são semelhantes? Pergunto isto porque pessoalmnete não noto grandes diferenças entre os 2. Parabéns pelo blogue. Cumpts

Trackbacks

  1. […] sub­screve os RSS feed. Obri­gado pela visita!O Ricardo do blog freelancerdinheiro.com fala de alguns plu­g­ins word­press que usa e que con­sid­era uteis no blog. Fala dos con­heci­dos mas tem alguns mais descon­heci­dos e […]