Encon­tre a área que real­mente adora trabalhar

Encon­trar o tipo de tra­balho que adora pode ser o grande desafio da sua vida, mas tam­bém o que pos­sui o objec­tivo mais importante.

Happy freelancer!Algu­mas pes­soas (como eu) têm a sorte de saber, desde novos, no que gostariam de tra­bal­har quando sin­grarem no mer­cado de tra­balho. Out­ros poderão sujeitar-se a tra­bal­har em algo que lhes per­mite sim­ples­mente pagar as contas.

Se se encon­tra numa situ­ação em que acor­dar (ou sim­i­lar) para ir para o emprego deixa-o auto­mati­ca­mente de mau humor, o ideal é recon­sid­erar o que faz e pen­sar em mudar de car­reira.

Numa primeira análise, poderá já saber incon­scien­te­mente o que gostaria de fazer como tra­balho. O impor­tante é saber se essa activi­dade sem­pre foi um gosto con­stante na sua vida. Ou seja, se neste momento se encon­tra entu­si­as­mado com uma activi­dade, MAS no resto da sua vida nunca perseguiu nada semel­hante, a prob­a­bil­i­dade de essa activi­dade se tornar num tra­balho que goste de fazer é dimin­uta: sig­nifica ape­nas um sím­bolo de escape do resto da sua vida e do seu estado de espírito actual.

O meu con­selho é seguir a seguinte lista:

  1. Pro­cure  uma activi­dade que tenha sem­pre gostado de fazer ou uma área que tenha sem­pre sido a sua grande paixão na vida. Assi­nale essa activi­dade e essa área.
  2. Faça um teste de Car­reira. Com­pensa saber exac­ta­mente para o que está tal­hado e com­parar se as car­reiras apon­tadas cor­re­spon­dem às activi­dades e áreas que con­siderou acima.
  3. Faça uma prospecção para saber se a carreira/actividade que escol­heu tem procura no mer­cado. Pesquise em alguns clas­si­fi­ca­dos de empre­gos pela sua activi­dade e ver­i­fique se exis­tem muitos pedi­dos de procura ou muitos pedi­dos de oferta. O último geral­mente é um mau resultado.

No fim, tenha sem­pre em noção que o que pre­tender fazer, como free­lancer, tem de ter uma procura do mer­cado maior que a oferta actual. Só se é valioso quando se traz valor para o mer­cado. Só se pode esperar gan­har din­heiro resol­vendo uma neces­si­dade de um deter­mi­nado mercado.

Boa procura!

Um abraço e tudo de bom,

0 comments